Os meus parabéns ao novo single dos D´ZRT, está mt bom...Noua, tás uma bomba!!!! :D

Não há muito a dizer...

Não há muito a dizer...
acerca de tudo isto...ainda nem acredito que o "meu" Rui se foi...Preferia mil x que ele andasse por aí a infernizar a vida às gajas todas a tê-lo que ver partir assim...não é justo.Mas ele curtiu muito a vida, viveu quase tudo a mil...mas não chegava, ele ainda era muito novo e tinha muito para viver...Eu irei apenas recordar todos os momentos bons que passamos os 2, todos (durante 7 anos e meio de namoro)...e esquecer todo o mal e rancor, isso já não existe para mim.Ele era um bom amigo, isso era...estava sempre pronto a ajudar quem gostava muito. Conhecia-o desde os meus 15 aninhos...e admito que foi um grande amor que vivi naquele tempo e assim será recordado, o resto é merda, o resto é passado.Choro e rio ao mesmo tempo ao recordar todas as peripécias das nossas vidas a 2 e com o pessoal, mas são os bons momentos que ficarão sempre na memória.
Descansa em paz...e acredita que nunca te esquecerei na vida, nunca...para a "eternidade toda" (sim, foi uma gafe cometida pelo Rui Vilarinho ao tentar dizer-me que me iria amar para toda a eternidade, e assim ficou entre nós :P)
Até breve Rui...fazes-me tanta falta :~(
Serás sempre o meu anjo da guarda, que me protege de tudo e todos os que me querem mal...

quarta-feira, março 28, 2007

Maior central de energia solar do Mundo!


Inaugurada hoje em Serpa, tem 52 mil painéis fotovoltaicos

A maior central de energia solar do Mundo é inaugurada hoje em Serpa, no Alentejo. A central tem 52 mil painéis solares e terá uma potência máxima de 11 megawatts, permitindo abastecer 10 mil clientes.

A tecnologia é basicamente a mesma da utilizada nas calculadoras, relógios ou nos parquímetros que funcionam a partir da luz. Mas, numa central fotovoltaica como a de Serpa, a electricidade produzida é suficiente para abastecer 10 mil pessoas.
Pode não parecer muito, se compararmos com a energia produzida por uma barragem média que consegue fornecer energia eléctrica a 50 mil habitantes. Contudo, para uma instalação fotovoltaica, a produção anual esperada na central de Serpa é imensa.

Actualmente, a maior central fotovoltaica em funcionamento fica na Alemanha. Com uma potência instalada de 12 megawatts, produz 15 gigawatts/hora por ano.

Em Serpa, a potência instalada é menor: 11 megawatts, mas a produção esperada bastante superior: 21 gigawatts/hora por ano. Isto porque em relação à Alemanha, Portugal tem em média mais 1000 a 1300 horas de sol por ano.

Na região de Serpa não falta radiação solar e os painéis instalados na central alentejana aproveitam-na desde os primeiros raios até ao pôr-do-sol, girando automaticamente para captar a maior quantidade possível de luz ao logo do dia.

Com um investimento de cerca de 62 milhões de euros, a electricidade que já sai do parque Hércules, como foi baptizado, é limpa. Factor muito importante, numa altura em que os governos têm compromissos rigorosos de redução de emissões de gases poluentes. Para produzir a mesma quantidade de energia numa central termoeléctrica (a combustíveis fósseis), seriam emitidas para a atmosfera 19 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

Ficha técnica da Central*:

Local: Brinches (concelho de Serpa, distrito de Beja)
Equipamento: 52 300 Painéis
Potência Instalada: 11 MWp
Investimento aproximado: 62 000 000 euros
Produção Anual Esperada: 21 000 MWh
Poupanças equivalentes em Petróleo: 1720 Toneladas/ano (12556 barris/ano)
Emissões Evitadas de CO2: 19 000 Toneladas por ano.

* Dados fornecidos pela Catavento em www.catavento.pt

"SicOnline"

Sem comentários: