Sabia que os computadores não nasceram pequenos e bonitos?



Ainda bem que os computadores/portáteis de agora são bem mais pequenos... ;)
É um dado adquirido que a tecnologia evolui de formas surpreendentes, mas nesta voragem de informação e prodígios técnicos, é fácil perder a noção do quanto o mundo realmente mudou. Aqui estão alguns exemplos paradigmáticos:
O QUE ESTÃO A EMBARCAR NAQUELE AVIÃO?
Bem, acreditem ou não, é uma unidade de disco rígido fabricada pela IBM em 1956. Parece grande, não é? Pois é mesmo... Com cerca de uma tonelada e capacidade para guardar 5 MB de dados, era o que de mais avançado se produzia na época.
Por esta altura, já devem estar a olhar para a sua unidade de memória portátil USB de 4 GB de modo diferente, não?
O que nos leva a pensar "Se isto era um disco rígido, como seriam os computadores da época?".
Como devem imaginar, batiam todos os recordes... de peso e tamanho!
NA FOTO DO MEIO É UM COMPUTADOR PORTÁTIL?
Precisamente nesse ano, construía-se o BENDIX G-15, um computador cujo fabricante apregoava ser suficientemente pequeno para poder ser instalado em casa de qualquer pessoa. Pelo tamanho, os compradores teriam de optar pela máquina ou o guarda-vestidos...
Mas até nem era nada mau, comparado com o seu antepassado de 1945, o ENIAC - 30 toneladas da mais "alta tecnologia analógica", que ocupava 167 m², consumia 160 kW de energia e demorava semanas a programar.
PURO DESIGN (última foto)
Design em computadores tem um nome - Apple.
A empresa é hoje reconhecida pela fantástica atenção dada ao aspecto e usabilidade dos seus produtos. Mas nem sempre foi assim; já viram bem o Apple I de 1976, o primeiro computador construído pelos fundadores da futura empresa?
"DicionárioDigital"





Sem comentários:
Enviar um comentário